Como a neurociência identifica diferentes estilos de meditação: atenção focada, monitoramento aberto e outras práticas

Introdução: Qual a sua prática e como escolhê-la?

Normalmente, um iniciante na prática de meditação acaba descobrindo uma ou outra técnica meio que ao acaso: ou porque a encontrou em um app de meditação, ou porque um amigo o apresentou a um grupo ou a um centro de meditação.

Às vezes, essa técnica encontrada ao acaso “bate”…

O que a sua dieta tem a ver com a prática de mindfulness ou atenção plena

Às vezes se afirma que para praticar meditação é preciso adotar uma dieta específica: comer apenas alimentos leves e saudáveis, ser vegetariano ou seguir a dieta macrobiótica (dieta do arroz integral). …

Estudo científico indica aumento da espessura do córtex cerebral em idosos após práticas de mindfulness em grupo

Meditação pode ajudar a prevenir demência?

O surgimento de problemas cognitivos é consequência natural do envelhecimento, e afeta os idosos de maneiras diferentes. Alguns são mais dramáticos, como a demência. Em outros casos, contudo, pode se tratar de Comprometimento Cognitivo Leve (CCL).

O CCL pode provocar diferentes dificuldades de cognição, mas o mais frequente são problemas…

Por Shinzen Young

Maior Apreciação da Vida

Uma pessoa que tenha um nível alto de atenção básica encontra, em geral, maior satisfação em todas as atividades de sua vida. Experiências que são intrinsecamente agradáveis (comida, música, sexualidade, etc) tornam-se muito mais intensas e satisfatórias pelo simples fato de se estar totalmente presente “no momento”. Além disso…

Perguntas e respostas sobre meditação: como meditar, atenção plena e meditação, meditações guiadas, postura, e muito mais.

Meditação é uma técnica de treinamento mental intensivo, que normalmente tem como finalidade o aumento da capacidade de atenção plena (mindfulness).

Conforme já vimos em artigo anterior, o estado de atenção plena tem muitas definições, mas na acepção clássica ocidental, pode ser entendido como a consciência total do presente…

O que você sempre quis saber, mas tinha vergonha de perguntar

Atenção plena é a mais frequente tradução, para o Português, do termo em inglês mindfulness.

Não há uma tradução perfeita de mindfulness, pois ele não existe em Português.

O termo mindfulness em inglês não é por si só isento de críticas. Foi uma tradução, feita pelos primeiros tradutores no…

10 dicas úteis para começar, manter e desenvolver a sua prática de meditação como um hábito diário

1. Racionalize

Reflita sobre o que o motiva a meditar

Vamos ser francos: você aprendeu meditação na escola? Provavelmente não. A prática de meditação é algo ainda muito novo para nós, ocidentais. …

Estudos científicos demonstram como a prática de meditar (mindfulness) pode ajudar a minimizar dor e o sofrimento causado pela dor crônica, como a enxaqueca e a dor de cabeça tensional

A minha história pessoal

Uma das razões pelas quais eu resolvi finalmente começar a meditar foram as terríveis enxaquecas, com as quais sofro desde criança.

Durante longo tempo, após consultas com diversos neurologistas, infindáveis exames, eu havia me adaptado a controlar as crises de enxaqueca com medicamentos.

Como muitos enxaquecosos consciente ou inconscientemente fazem…

Renato @ PlenaMente - Meditação & Mindfulness

Editor da PlenaMente — Meditação & Mindfulness, mestrando em estudos em atenção plena, facilitador Unified Mindfulness certificado. “Gentileza gera gentileza.”

Get the Medium app

A button that says 'Download on the App Store', and if clicked it will lead you to the iOS App store
A button that says 'Get it on, Google Play', and if clicked it will lead you to the Google Play store